(11)

(11)

Reabilitações Físicas de Idosos

Gostou? compartilhe!

Com a chegada de uma idade mais avançada, é normal que algumas funções simples do dia a dia, como caminhar, se vestir ou se alimentar, comecem a se tornar cada vez mais difíceis, pois o corpo já não obedece mais aos comandos da forma correta, e é nesse momento que as reabilitações físicas de idosos são necessárias.

A reabilitação física é um conjunto de intervenções avaliativas, diagnósticas e terapêuticas, cuja proposta é restaurar a habilidade funcional ou aumentar a capacidade funcional residual em idosos com deficiências incapacitantes, otimizando o potencial individual.

Cada ano que passa, a população idosa brasileira aumenta, a previsão é que até 2035 o número de idosos cresça por volta dos 13%. Com tal envelhecimento da população, o aumento da demanda de cuidados em asilos também tende a aumentar.

Como o exercício pode ajudar nas reabilitações físicas de idosos?

A prática de exercícios para a terceira idade pode significar muito mais que apenas uma reabilitação física, eles servem também como uma reabilitação social e, principalmente mental. Conseguir cumprir atividades diárias simples sozinho faz com que o idoso se sinta autossuficiente e feliz, evitando problemas como depressão, causada em muitos idosos por se sentirem impotentes perante essas atividades.

Como começar uma reabilitação física?

Para dar início a esse processo é necessário que o idoso consulte um profissional especializado que irá indicar as suas necessidades. Além do médico, um fisioterapeuta e um educador físico também terão papéis importantes para orientar corretamente esses exercícios sem que eles prejudiquem outros aspectos da saúde e do dia a dia do idoso.

Quais exercícios são feitos nas reabilitações físicas de idosos?

Saltos e corridas não são feitos nesse processo, pois durante a reabilitação é necessário praticar exercícios mais leves que tenham efeito prolongado sobre o corpo. Caminhadas e exercícios básicos de alongamento e movimentos lentos em grupos são as atividades geralmente oferecidas em para os idosos em asilos.

Além de ser uma forma de manter o corpo sempre trabalhando, garantindo maior independência dos idosos, essas também se tornam atividades de entretenimento para eles, pois é um momento onde costumam ter uma atividade diferente na casa de repouso onde se encontram.

A reabilitação física dos idosos reflete não somente no desempenho nas atividades do dia a dia, mas também no bom humor e em sua forma de encarar as dificuldades que a idade pode apresentar.

Onde encontrar um asilo que realize esse trabalho?

A Casa de Repouso Bem Me Care trabalha de forma humanizada, oferecendo esse e outros processos de integração e cuidados com os idosos, visando oferecer melhor qualidade de vida e bem estar a eles.